quarta-feira, 2 de novembro de 2011

I Conferência Estadual do Emprego e Trabalho Decente apoiou a valorização do Salário Mínimo Regional do RS

Foto: Isadora Pisoni
Presidente da CTB-RS recebeu apoio na luta pela valorização do Salário Mínimo Regional

A I Conferência Estadual do Emprego e do Trabalho Decente do Rio Grande do Sul, realizada entre os dias 31/10 e 1º/11, em Porto Alegre, finalizou com a vitória das reivindicações dos trabalhadores, que contaram com o apoio dos representantes do governo do Estado e da sociedade civil, apesar da resistência patronal.
Entre as propostas que serão levadas à Conferência Nacional, está a valorização do Salário Mínimo Regional do Estado. “Nós queremos que seja dada continuidade a política de valorização do salário mínimo nacional e que essa política seja estabelecida no Rio Grande do Sul, através do Piso Mínimo Salarial Regional”, resumiu o presidente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadores do Brasil (CTB-RS), Guiomar Vidor.
Mesmo frente à intransigência do setor patronal, o documento final da Conferência aprovou a maioria das teses dos trabalhadores, apoiados pelos representantes do governo e da sociedade civil, no esforço de se fazer um debate produtivo e de construir propostas para fazer do Brasil um país que seja decente para todo o povo.
“Apesar de não termos conseguido fazer um debate mais profundo das questões na plenária geral, essa conferência teve um saldo positivo em nosso entendimento. Nós conseguimos  construir o apoio entre os delegados do governo e da sociedade civil e obter a maioria absoluta em favor das propostas dos trabalhadores no campo social, econômico e político. Por outro lado, o que verificamos, mais uma vez, é a posição retrógrada dos setores empresariais que não admitem que os trabalhadores tenham mais conquistas e que se melhore a qualidade e o valor do trabalho. Nesse sentido, se reafirmou a identidade patronal de tentou barrar nossas conquistas”, analisou o presidente da CTB-RS.
Para Guiomar Vidor, as principais divergências ocorreram em questões vitais para o futuro, não só dos trabalhadores, mas de toda a sociedade. “Lutas importantes, como a mudança da atual política econômica, o aprofundamento da política de redução da taxa de juros, do maior controle do câmbio, da diminuição do superávit primário, bandeiras de luta como as 40 horas semanais, pelo fim do fator previdenciário e pela valorização do Salário Mínimo Regional do RS. Enfim, tudo aquilo que traga o desenvolvimento, acompanhado pela valorização do trabalho”, destacou.
Todas essas importantes resoluções foram aprovadas por maioria no plenário final e serão levadas como propostas da Conferência Estadual para a Nacional.
“Acredito que ao levar nossas propostas para a Conferência Nacional, que é o próximo passo, vamos trabalhar para que elas sejam aprovadas e aí, sim, convertidas em políticas concretas que revertam a favor dos interesses dos trabalhadores”, projeta Guiomar Vidor.
Para o presidente da CTB-RS “só valerá a pena se conseguirmos dar continuidade a essa unidade do campo dos trabalhadores, das centrais sindicais, do conjunto do movimento sindical, e mobilizar os trabalhadores a fim de intensificar a luta para que essas propostas sejam aprovadas também no Congresso Nacional. Para isso, é preciso pressionar o Governo, o Congresso, através de mobilizações por todo o país”, concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário