quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Tarso Genro tem o dever de resgatar o Piso Mínimo Salarial, diz vice-presidente da Federação do Calçado e do Vestuário

 Guiomar Vidor, senador Paulo Paim e João Pires, da Federação dos Trabalhadores do Calçado e do Vestuário 
 Foto: Márcia Carvalho
O ato em defesa da CLT e da Organização Sindical, realizada  na sede da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego, que culminou com a leitura de documento elaborado pelo Fórum Sindical dos Trabalhadores Gaúchos, dia 11/11, contou com a presença expressiva de dirigentes sindicais de todo o Estado.
Entre eles, João Nadir Pires, vice-presidente da Federação dos Trabalhadores na Indústria de Calçados e do Vestuário do Rio Grande do Sul e presidente do Sindicato dos Sapateiros de Parobé, que integrou a Mesa coordenadora do ato.
Na ocasião, fez um pronunciamento contundente em nome das categorias que representa:
“Ao cumprimentar o valoroso grupo de dirigentes e trabalhadores nessa plenária tão especial, quero valorizá-la porque, nesses momentos de luta do movimento sindical, sempre pesou a experiência de seus integrantes. Aqui estão muitos que fizeram parte da luta pela Consolidação das Leis do Trabalho, a CLT”, constatou João Pires.
“Nós estamos fazendo um trabalho, também, dentro da nossa federação, de trazer os jovens e as mulheres para o movimento sindical, pois temos que nos juntar num momento desses. Vamos levar para as nossas bases um trabalho de conscientização a respeito desse evento. Temos que divulgar em todos os meios de comunicação os interesses dos trabalhadores. Nos orgulhamos de ter vindo com 40 dirigentes sindicais do nosso grupo para dizer que estamos preparados para essa luta. Ela vai continuar e certamente chegará até Brasília, graças a linha de frente que é o senador Paulo Paim e aos deputados comprometidos com a causa dos trabalhadores. É um prazer enorme estar  onde se encontra a essência do movimento sindical, que representam a  luta pelos direitos dos trabalhadores”, afirmou.
João Pires aproveitou para assegurar que os trabalhadores filiados à Federação de Calçados e Vestuário, bem como do Sindicato dos Sapateiros de Parobé, estão engajados na luta pela valorização do Salário Mínimo Regional, que ganhou força através da campanha iniciada pela Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB-RS).
“Nós entendemos que o Salário Mínimo Regional é fundamental para os trabalhadores terem um piso digno. É mais importante ainda por causa da saída de diversas empresas de calçados que estavam estabelecidas no Vale do Paranhana e se transferiram para outros estados e para o exterior”, justificou.
Segundo o presidente do Sindicato dos Sapateiros de Parobé, “a própria Justiça do Trabalho reconhece que é fundamental que haja o Piso Mínimo Regional valorizado, a fim de garantir que a mão-de-obra dos assalariados tenha uma remuneração digna, principalmente do interior do Estado e na nossa região que enfrenta uma enorme concorrência até de outros países”.
Ao reconhecer que a Federação e o Sindicato têm enfrentado bastante dificuldade para negociar o piso das categorias que representam, João Pires conclamou o governador Tarso Genro a cumprir a promessa, feita na campanha eleitoral, de valorizar o Piso Mínimo Regional.
“Nesse contexto de dificuldades, nós entendemos que o governo de Tarso Genro tem o dever de resgatar o valor do Salário Mínimo Regional, que foi uma conquista do PT durante o governo de Olívio Dutra. Essa foi uma promessa de campanha feita por ele e temos que cobrar para que ela seja cumprida o mais cedo possível pelo atual governo do Estado”, finalizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário