quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Centrais sindicais fazem corpo a corpo com deputados pela aprovação da proposta de valorização do Piso Regional



                                         
                                                             Centrais sindicais reunidas com deputados da bancada do PSDB
                                                             Foto: Renata Machado
Como parte da estratégia para a aprovação do projeto de Lei de reajuste do Piso Mínimo Regional, enviado pelo governo do Estado para aprovação dos deputados, as centrais sindicais, Federações e sindicatos organizaram um cronograma de visitas a todas as bancadas com representatividade na Assembleia. Na terça-feira, 14/2, os sindicalistas foram recebidos pela bancada do PP. Nesta quarta-feira, 15/2, houve encontros com representantes do PCdoB, PRB e PSB, tendo finalizado com a bancada do PSDB. Na ocasião, o presidente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB-RS), Guiomar Vidor, expôs os principais motivos para que o projeto 455/2011, do Executivo, seja aprovado integralmente.
“Solicitamos essas reuniões com os deputados de cada bancada para informá-los a respeito da luta dos trabalhadores na defesa da valorização do Piso Regional. Entre as principais reivindicações, consta a alteração da data-base do Piso para 1º de janeiro, a mesma em que o salário mínimo nacional entra em vigor. O projeto de Lei enviado pelo Executivo já estabelece que, a partir de 2013, o Piso passará a valer a partir do dia 1º/1. Viemos solicitar que, embora o projeto do Executivo não contemple integralmente as nossas propostas, entendemos que é o possível nesse momento. Por essa razão, estamos pedindo o apoio de cada um dos deputados para que ele seja aprovado nos termos em que foi enviado pelo Executivo”, resumiu Guiomar Vidor.
Ao lembrar que o Piso Regional atinge diretamente, 1,2 milhão de trabalhadores no Rio Grande do Sul, o presidente da CTB-RS aproveitou para entregar à bancada a pauta de luta unificada das centrais sindicais para o biênio 2012/2013.
“Pleiteamos a recuperação do Piso Regional, que era 1,28 salários mínimos quando foi criado, em 2002. Chegamos a reivindicar esse índice, que seria de 18,7%, além da inclusão de várias categorias que estão fora do Piso Regional. O governo atendeu nosso pedido em parte, ao incluir três novas categorias – dos empregados em hotéis, restaurantes, bares e similares; dos trabalhadores em cinema e em garagens e estacionamentos”.
 “Nos últimos anos ficou comprovado que valorizar o salário mínimo foi um grande instrumento para o Brasil dinamizar e consolidar o seu mercado interno, o que deu condições para que nosso país praticamente não fosse afetado pela crise econômica internacional, lembrou o presidente da CTB-RS.
Ao informar que a bancada tem recebido os representantes do patronato para conversar a respeito, o líder do PSDB, Lucas Redecker, admitiu: “Nós, tradicionalmente, votamos a favor do Piso Mínimo Regional. Agora vamos reunir a nossa bancada. Tenho por norma que qualquer decisão seja tomada de forma unânime. Por isso, debatemos até que haja o consenso da bancada inteira. É o que faremos em nossa próxima reunião, mas a tendência natural sempre foi a de votarmos a favor do Piso Regional por sabermos que ele valoriza os trabalhadores. Mesmo com as dificuldades que algum setor possa ter, fica muito difícil voltar contra o Piso”, admitiu Redecker.
Os sindicalistas também reivindicam o estabelecimento de uma política de reajuste permanente para o Piso Regional aos moldes do que é feito com o salário mínimo nacional e leve em conta a realidade econômica do Rio Grande do Sul e do Brasil, mais a inflação. Esse projeto, de autoria do deputado Heitor Schuch (PSB), já foi aprovado na Comissão de Economia e o próximo passo é a sua votação no plenário da Assembleia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário